Estréia em Ilhabela

Já estava há um tempo sem fazer bolhas e sem experimentar a sensação de ter mais de 10m de coluna d`água sobre meu corpo, que foi o suficiente pra sentir o “friozinho-na-barriga” e aquele nervosinho que temos antes de fazer algo que estamos muito ansiosos e esperando muito tempo. Foi assim que parti para meu primeiro mergulho pelo Projeto, juntamente com o pessoal da operadora de mergulho Narwhal, rumo a Ilha das Cabras, em Ilhabela. O dia estava perfeito, e o mar de almirante, suficientes para me dar confiança e mais ânimo ainda. Foi o tempinho de me familiarizar novamente com os equipamentos básicos e prestar o máximo de atenção ao Carlinhos e à Júlia, que montavam os equipamentos com rapidez e cuidado como velhos marinheiros que realizam suas fainas com destreza e habilidade, já acostumados com o balanço das ondas e com as funções de cada um a bordo.

A Ilha das Cabras é considerado um dos mergulhos mais famosos de Ilhabela, devido ao fácil acesso, já que se encontra a uns 100m da praia e também por suportar grande diversidade marinha numa profundidade máxima de 8 metros: grandes cardumes de sargentinhos, muitas estrelas e ouriços-do-mar, um peixe–pedra completamente alheio aos mergulhadores nadando e fotografando ao seu redor, vimos muitas ascídias-negras espalhadas pelo fundo de areia com seixos, muitos deles cobertos de colônias de baba-de-boi, nome-comum dado aos cnidários Palythoa caribaeorum e muitos frades também apareceram para dar as boas-vindas ao meu retorno aos mergulhos.

Pra estragar um pouco a festa, pudemos reparar em sacos plásticos presos aos corais em duas ocasiões, nesses momentos percebemos que mesmo em ambientes completamente diferentes, nossas vidas e a dos habitantes aquáticos estão interligadas e o quanto nós podemos interferir negativamente nesse ambiente tão sensível e tão importante para a manutenção da saúde dos mares. Subi de volta a embarcação sabendo que tenho muito caminho a percorrer, não só falando em quilômetros pelas estradas mas sim pelo trabalho incessante dos amantes da natureza na busca de tornar esse nosso planeta um lugar mais sustentável possível.

This entry was posted in Animais Marinhos, Operadoras de Mergulho, SP and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply