Completando Paraty

O trabalho continua e ficamos em Paraty no final de semana para mais umas saídas.

No sábado saímos com a Adrenalina, para mim uma alegria a mais, já que o Paulo Duarte (Paulinho) se tornou um grande amigo. Tive a oportunidade de trabalhar junto com ele e com isso pude aprender mais algumas coisas sobre mergulho e sobre a vida.

Chegando no barco tivemos uma boa surpresa, vendo que íamos sair em companhia do pessoal da escola Scafo. Nada melhor do que mergulhar com amigos em um belo dia de Sol e água quente e limpa. Nosso destino foi a Ilha dos Ratos, um lugar muito bom para mergulhar. Para aqueles com um bom consumo de ar, é possível dar a volta na ilha com calma e sem pressa, ‪podendo ver muita biodiversidade, incluindo esponjas, corais, algas, cardumes de peixes, ouriços, estrelas, enfim…‬apreciar as belezas subaquáticas. Aqueles que tem um consumo um pouco maior, podem aprimorar sua técnica, pois neste lugar não há muita correnteza e não é muito profundo, proporcionando maior tempo de mergulho.

Preparamos nossos equipamentos e caímos na água. A Júlia também já conhecia este ponto, mas a Camilla ainda não, então tratamos de fazer as honras e mostrar esse belo local de mergulho. Depois de quase uma hora de fundo, retornamos à superfície e a Camilla, como oceanóloga e mergulhadora, ficou surpresa com a diversidade de coisas que pudemos avistar, além da água muito limpa e quente que tornou o mergulho muito agradável. A Júlia tirou muitas fotos e o dia foi de gala…para quem acha que em Paraty não se vê nada, lembre-se que existe bem mais do que peixes para serem observados. Agradecemos a toda equipe da Adrenalina e especialmente ao Paulinho e à Patrícia, pela companhia e diversão, valeu mesmo, abraços.

Como o fim de semana não termina no sábado, no domingo foi dia de mergulhar denovo, desta vez com a Maracaibo. O Paulão nos recebeu, nos mostrou o barco e falou sobre os mergulhos. Desta vez nossa companhia foi o pessoal da Scuba Point. Mergulhar é, sem dúvida, uma atividade muito social e mais uma vez encontramos vários amigos a bordo, como o Maurício e o Alexandre Mingardo (Alê), e pudemos falar sobre nosso projeto, relatar os acontecimentos da viagem e conversar sobre o que esperamos pela frente, além de ouvir sugestões e idéias, sempre muito bem vindas. Enfim, muita conversa durante a navegação até a Ilha dos Ratos. Opa, Ilha dos Ratos denovo? Pois é, mas não tivemos problema com isso, pois como diz um amigo nosso “você vai ao cinema ver o cinema ou o filme?”.

Mesmo caindo no mesmo lugar, pudemos ver coisas totalmente diferentes e, desta vez, todos mais a vontade com o local já conhecido. Assim que afundamos vimos uma raia-chita, uma das mais belas espécies de raia, devido a sua coloração e focinho que a diferencia das outras. Depois fomos para uma formação rochosa um pouco afastada da ilha e já parecia que estávamos em outro lugar completamente diferente do mergulho de sábado, com a água ainda muito boa e quente e, com isso, mais fotos e filmagens. Gostaríamos que todos pudessem ter a oportunidade de mergulhar e ver que não é tão difícil e que as belezas do fundo do mar deixam você viciado nesse esporte.

Antes de voltar para o barco, a Júlia encontrou com nosso amigo Alê e registou o momento, aproveitando também para brincar com um item achado no fundo.
A toda a galera da Maracaibo, um grande abraço, adoramos a saída.

Assim terminamos as operadoras de Paraty e partimos para Angra dos Reis!

This entry was posted in Animais Marinhos, Foto-sub, Operadoras de Mergulho, RJ and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply