Naufrágios com Mauricio Carvalho

Não pudemos deixar escapar a oportunidade de mergulhar com a Dive Bahia na companhia do Maurício Carvalho no nosso último final de semana em Salvador. Foi com o mar da Baía de Todos os Santos calmo que partimos domingo pela manhã em direção à praia de Boa Viagem, onde está localizado o naufrágio Blackadder, em frente ao galpão (antiga fábrica de tecidos), juto a parte externa dos recifes. *Este navio de 71 metros de comprimento afundou em 5 de novembro de 1905 quando estava ancorado. Segundo moradores locais, durante um temporal no dia 4, a embarcação se soltou da amarração sendo lançada sobre os recifes da praia.

A visibilidade da água não estava das melhores, em torno de 5 metros, mas foi o suficiente para fazermos um mergulho tranquilo com fácil acesso e orientação. O navio encontra-se encostado no recife, paralelamente a costa, deitado sobre o costado de estibordo. A proa é a parte mais inteira do naufrágio. No interior desta encontram-se muitos cardumes, principalmente de salema, e existe uma intensa colonização dos destroços por variada quantidade de corais, peixes e esponjas.

Nosso segundo mergulho foi também num naufrágio, desta vez o Vapor de Jequitaia, um pequeno rebocador de 27 metros de comprimento, que se localiza próximo a Jequitaia. É um local de pouca profundidade, média de 6 metros, intensa colonização de corais e esponjas nos destroços e inúmeros peixes associados a este.

Em Salvador existem 79 naufrágios (SINAU, 2002) e com certeza a vontade que temos é de ficar por aqui até conhecer cada um deles, mas outras águas nos aguardam pelo nordeste então pé na estrada que ainda falta muito chão pra percorrer.

* informações extraídas do site Naufrágios do Brasil, onde podem ser obtidos mais dados sobre os naufrágios de Salvador.


This entry was posted in BA, Foto-sub, Naufrágios and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply