Mergulhando pela Costa Verde

No último final de semana, o Mergulhando na Estrada visitou a Ilha Grande – RJ. Depois de um bom tempo fora d’água, pegamos a estrada para um dos últimos pontos restantes para finalizarmos o Projeto.

Com um dia lindo e muitos mergulhos pela frente, partimos de SP rumo a Angra dos Reis. Na sexta cedinho, desembarcamos na ilha e logo embarcamos novamente com o pessoal da Elite Dive Center para os primeiros mergulhos. Não faltou nada: céu azulzíssimo, água clara e galera animada! De quebra, ainda passamos pela famosa Lagoa Azul.

O primeiro ponto visitado foi a Ponta do Arco. A temperatura da água estava bem agradável, em torno de 22ºC, e a visibilidade perto dos 10m. A sensação do mergulho foram as tartarugas-verdes, vimos umas 6 ou 7. Também conferimos de perto a presença do coral-sol, invasor marinho que foi introduzido no Brasil no final da década de 80, através de plataformas de petróleo/gás e invadiu costões rochosos ao longo de 900 km do litoral.

Depois de um intervalo de superfície para reabastecer as energias, caímos para o segundo mergulho na Lagoa Verde, Ilhote da Longa. Com temperatura e visibilidade similares, dessa vez os destaques foram os dois cavalos-marinho que finalmente conseguimos fotografar! \o/

Nossos agradecimentos ao Daniel e a equipe da Elite, que nos recebeu de braços abertos!

O segundo dia de mergulho foi com o pessoal da Abudefduf. O vento já tinha dado uma apertada no sábado, então acabamos indo novamente para a Ponta do Alvo. A visibilidade já estava um pouco prejudicada pelo vento, em torno de 6 ou 7m, mas o mergulho foi bem agradável e cheio de vida. Avistamos vários coiós, frades, estrelas-do-mar, e ainda um trombeta e um cangulo-real.

O segundo ponto visitado foi a Ponta do Bananal, onde avistamos alguns baiacus, muitos caranguejos-aranha, uma raia-viola-de-focinho-curto, um peixe-pedra e um polvo.

No resto do dia, aproveitamos para conhecer a operadora Dive & Cia, arrumar as malas e partir novamente para Angra dos Reis. Do cais de Sta Luzia, fomos direto para o Angra Fashion Dive Resort, base da Océan, onde fomos muitíssimo bem recebidas pela Flávia e pelo Paulo. Conversamos um pouquinho, conhecemos a excelente estrutura deles, jantamos e caímos na cama, exaustas, desacostumadas com esse ritmo. :P

Durante a madrugada o tempo virou completamente e acordamos já com o barulho da chuva. De manhã cedo o vento estava bem forte e nossa coragem e disposição para cair na água com esse tempo, se foi! Hahahahahah! O pessoal guerreio saiu a bordo da embarcação Mr. Dunga, mas nós ficamos. Pegamos todas as informações, conhecemos com mais detalhes a operação e o funcionamento da Océan, arrumamos as malas e aguardamos o barco atracar. Conhecemos o interior da embarcação, almoçamos e partimos, morrendo de vontade de voltar com mais calma!

Mais uma etapa concluída, mais carimbos no Log Book e mais experiência.

This entry was posted in Animais Marinhos, Foto-sub, RJ and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

1 comentário para Mergulhando pela Costa Verde

  1. Rodolfo says:

    Muito legal os mergulhos, um dos melhores mergulhos que fiz foi feito na ilha de jorge grego com o pessoal da elite dive center. muito bom o mergulho e a operação.

Leave a Reply